terça-feira, 30 de junho de 2009

Aniversário

Você já parou para pensar de onde veio aquela comemoração que tem todo ano?
Já parou também para pensar em outras formas de aniversários?
Nós vamos ver isso agora!

Origem da comemoração

Os vários costumes de celebração de aniversários natalícios das pessoas hoje em dia têm uma longa história. Suas origens acham-se no domínio da mágica e da religião. Os costumes de dar parabéns, dar presentes e de celebração - com o requinte de velas acesas - nos tempos antigos eram para proteger o aniversariante de demônios e garantir segurança no ano vindouro. Até o quarto século, o cristianismo rejeitava a celebração de aniversário natalício como costume pagão.

Os gregos criam que cada um tinha um espírito protetor ou gênio inspirador que assistia seu nascimento e vigiava sobre ele em vida. Este espírito tinha uma relação mística com o deus em cujo aniversário natalício o indivíduo nascia. Os romanos também endossavam essa idéia. O costume de acender velas nos bolos começou com os gregos. Bolos de mel redondos como a lua e iluminados com velas eram colocados nos altares do templo de Ártemis. As velas de aniversário, na crença popular são dotadas de magia especial para atender pedidos. Acreditava-se também que as saudações natalícias tinham poder para o bem ou para o mal, porque a pessoa neste dia supostamente estava perto do mundo espiritual.

Comemoração de aniversário no Brasil

No Brasil, em aniversários de nascimento de uma pessoa, é comum que se faça uma festa e todos cantem ao aniversariante a canção "Parabéns pra você".
Nas comemorações de aniversário é comum ter convidados da família e amigos. Alimentos bastante comuns são: bolo, brigadeiro doce, beijinhos de coco, cajuzinho, olho de sogra, outros doces, salgadinhos, refrigerantes, e outros tipos de bebida. Numa festa é comum, principalmente em aniversários infantis, que se tenha balões, chapéus de papelão, pratos e talheres plásticos e normalmente as pessoas colocam painéis temáticos e tecidos atrás da mesa. Eventualmente palhaços, mágicos ou outros tipos de artistas são contratados para animar a festa.

Vocabulário
Cristianismo=Cristianismo (do grego Xριστός, "Cristo") é uma religião monoteísta centrada na vida e nos ensinamentos de Jesus de Nazaré, tais como são apresentados no Novo Testamento.
Ártemis=Na Grécia, Ártemis (em grego Άρτεμις) era uma deusa ligada inicialmente à vida selvagem e à caça.

Nenhum comentário: